terça-feira, 6 de novembro de 2007

Tira-Dúvidas: Processadores...

Conheça o cérebro do seu computador


O que é o processador?

O processador é o cérebro de seu computador, seja um desktop, um servidor, ou um notebook. Independentemente da marca e modelo, todos fazem praticamente a mesma coisa e de maneira bastante semelhante.
Eles basicamente executam cálculos, operações lógicas, algébricas e matemáticas. São responsáveis por tomar decisões e executar novos processos com base nelas. Todas as operações são executadas em uma linguagem própria do processador, conhecida como linguagem de máquina, e basicamente ele só entende dados binários (zeros e uns).


O que são os Gigahertz do processador?

Os hertz são usados como unidade de medida para os ciclos por segundo de processamento do computador. O ciclo é constituído pela entrada do dado no processador e sua execução.
Os computadores atuais têm cerca de 3.0 Ghz de clock por núcleo (vou falar sobre os núcleos mais abaixo). Isso significa que o computador tem a capacidade de executar 3 bilhões de ciclos de processamento. É bastante coisa, não?

Hoje é normal ouvir que o processador possui núcleo duplo de 64 bits. O que são esses 64 bits?

Esse número indica o tamanho do dado que os processadores conseguem ler a cada ciclo. Porém, o dado enviado a ele não precisa ter necessariamente os 64 bits: ele pode e muitas vezes tem menos do que isso. O ideal é que o sistema operacional utilize toda a capacidade do processador, para que você tenha respostas mais rápidas. O controle do tamanho dos dados enviados ao processador é feito pelo seu sistema operacional.

O que é núcleo?

Até alguns anos atrás, os processadores possuíam um único núcleo, que é a parte responsável por efetivamente executar o processamento. Com a evolução tecnológica, foi possível incluir em um mesmo processador mais de um núcleo, aumentando assim seu desempenho. Hoje os fabricantes — tanto AMD como Intel — já trabalham com processadores com quatro ou mais núcleos. Porém, os mais vendidos ainda são os de núcleo duplo. O custo de um quad-core (quatro núcleos) ainda é alto, mas a tendência é se tornar o padrão no mercado.



Ao comprar um computador novo, que processador devo escolher?

Atualmente existem muitos processadores bons para você escolher: as famílias dos dois principais fabricantes (AMD e Intel) estão cada vez mais extensas. A partir de agora, acredito que as novas aplicações seguirão dois caminhos: ficarão mais pesadas, dado o real aumento na capacidade de processamento (com múltiplos núcleos), e irão explorar o poder dos 64 bits. Por isso, independentemente da marca escolhida, procure adquirir um processador de núcleo duplo de 64 bits. Claro que ainda existe uma diferença substancial de preço entre os processadores de núcleo simples para os de dois núcleos, porém a diferença no preço final da máquina não será tão maior assim.