sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Tira-Dúvidas: Memorias...

Conheça e saiba usar a memória virtual
A memória virtual é criada e gerenciada pelo seu sistema operacional — todos os principais sistemas existentes no mercado fazem uso dela. O Windows, por exemplo, cria o chamado arquivo de paginação na raiz da unidade C:\ chamado pagefile.sys, enquanto o Linux reserva uma partição (unidade lógica) especialmente para a memória virtual.

Essa alternativa serve como uma extensão da memória RAM. Ela é utilizada quando todo o espaço da RAM é usado pelo sistema operacional, evitando assim que o computador trave. Mas lembre-se: quanto maior a memória virtual, menos espaço você terá no seu disco rígido (HD). Se ele for pequeno e você tiver muitos arquivos, pode até ficar com o HD lotado. Quanto mais dados estiverem na memória virtual e quanto mais o processador acessá-lo, mais lento seu PC vai ficar.

Na figura acima, está ilustrada em uma ordem gradual a velocidade de acesso aos tipos de memória do seu PC. Note que a memória virtual é a mais lenta. Quando o processador precisa ler ou gravar uma informação na memória virtual, leva muito mais tempo para acessá-la do que para acessar qualquer outra alternativa.

Manipulação:

Essa opção de gerenciamento atende à grande maioria das pessoas que não faz um uso mais radical do computador. Porém, para quem usa programas mais pesados e tem o hábito (ruim) de manter um monte de programas abertos ao mesmo tempo, é interessante saber como manipular a memória virtual.

Se você alocar pouco espaço, receberá mensagens de erro como “Memória Virtual Baixa”. O tamanho máximo que eu recomendo é duas vezes sua quantidade de memória RAM (se você tem 512 MB de memória RAM, coloque a memória virtual com 1.024 MB, por exemplo).

Definir o limite máximo igual ao mínimo

Existe uma vantagem em fazer isso, pois no caso do Windows o arquivo de paginação é criado no tamanho mínimo e, caso você precise de mais, o sistema operacional aumenta o arquivo até o limite máximo. Durante esse processo, o desempenho do computador é comprometido, assim como acontece quando o arquivo é reduzido.

Divida o trabalho

Um outro fator que influencia o desempenho da memória virtual é o local do arquivo de paginação (aquele criado pelo Windows). Se o seu sistema possui vários discos rígidos físicos, você pode dividir o trabalho entre eles fazendo paginações menores em cada disco.

Essa simples modificação acelerará significativamente qualquer sistema que faz um uso demasiado da memória virtual. Na imagem ao lado, você pode ver a parte de Unidades — no caso da imagem, o arquivo de memória virtual está apenas na unidade C:, mas clicando na outra unidade é possível ativar um outro arquivo de memória virtual.

Se o computador estiver muito lento e usando a memória virtual com muita freqüência, chegou a hora de investir em mais memória. O acréscimo de mais RAM impacta muito no funcionamento do PC, deixando-o sensivelmente mais rápido. Se você quiser ver o consumo de memória do seu computador, deve abrir o gerenciador de tarefas pressionando as teclas CTRL+SHIFT+ESC, e clicar na aba “Desempenho”.