quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Acessando o MSN em Redes bloqueadas

Muitos são os lugares, principalmente empresas e Faculdades que proíbem o uso do msn em suas redes. Eu poderia escrever um artigo sobre os diversos motivos que levam uma organização a bloquear a utilização de ferramentas de comunicação instantânea, mas o foco de tutorial é outro.

Hoje existem diversas ferramentas que permitem driblar esses bloqueios, dentre os mais utilizados posso destacar o uso de proxys alternativas e webproxys. Mas neste texto vou apresentar uma forma simples de se conectar no msn utilizando o cliente de mensagens instantâneas Amsn que possui versões para os principais sistemas operacionais Linux, Mac OS e Windows.

A versão utilizadas do Amsn é a0.97 RC1 disponível para download no Site do Projeto http://www.amsn-project.net

Esta versão trouxe diversas melhorias em relação a sua ultima versão, agora possui suporte a clips de voz, mensagens offline, tem uma novo formato para a lista de contatos, novo skin e com suporte a mais webcams.

Bom, mas seguindo com a dica, o amsn possui três formas de conectar na rede do msn, na primeira utiliza a porta de comunicação padrão que é a 1863, esta normalmente é porta que fica bloqueada nos servidores da empresas e faculdades impedindo a sua utilização. A segunda forma de conexão, é utilizar um servidor proxy qualquer, esse formato consiste em configurar no amsn o IP e a porta de comunicar do servidor proxy, no site http://www.publicproxyservers.com/ existe uma listagem com diversos servidores proxys disponíveis gratuitamente.

Mas o foco principal deste tutorial é utilizar a terceira opção disponível no amsn que é a conexão utilizando o protocolo http na porta 80 do servidor, este recurso possibilita a autenticação na rede do msn pela mesma porta que estão disponíveis as páginas de internet e dificilmente esta porta será bloqueada pelo administrador da rede, pois isto impediria o acesso a sites na internet.

Para utilizar essa opção na configuração do amsn, acesse o menu Conta e clique em preferências, será aberta a caixa de dialogo com as configurações do Amsn, acesse a aba Ligação. Nesta aba estão as configurações de conexão com a internet do Amsn e os tipos de conexão citados anteriormente. Escolha a opção “Ligar usando método HTTP (usa o protocolo HTTP na porta 80)“. Para finalizar a configuração, clique no botão guardar para salvar as alterações na configuração e tente se logar no msn.

Por ser uma conexão feita na porta 80, em meus teste, esta demonstrou ser mais lenta do que a conexão direta pela porta 1863, mas é uma boa alternativa para acessar os msn em redes bloqueadas.