quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Rootkits deixam PC vulnerável; proteja-se

Pen drives da Sony teriam aplicativo que compromete segurança dos usuários.

Quase oito meses depois de encerrar um processo no qual era acusada de instalar indevidamente em seus CDs um software antipirataria que infectava os computadores dos usuários com rootkits, a Sony volta à berlinda pela mesma razão. Mas agora, em vez dos CDs, os rootkits estariam instalados em pen drives comercializados pela companhia. A acusação foi feita pela empresa de segurança F-Secure, que afirmou ter identificado um novo rootkit no leitor de impressão digital embutido nos dispositivos USB da linha Sony MicroVault USM-F.

Ainda segundo a F-Secure, os rootkits entram em ação assim que o aparelho é conectado ao micro, instalando um driver que cria um diretório invisível no caminho "c:\Windows". Ao mesmo tempo em que é uma ferramenta voltada para controle dos direitos autorais, o aplicativo compromete a segurança dos usuários, já que deixa uma porta aberta para a invasão da máquina por criminosos cibernéticos.

algumas opções gratuitas de ferramentas para detectar e remover rootkits, como o AVG Anti-Rootkit, o ARIES Rootkit Remover, o IceSword, o Gmer e o Sophos Anti-Rootkit.


Fonte: G1